quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O Tabu na Arte Infantil


A morte, a doença, a violência são alguns dos temas que raramente encontramos nos livros para crianças. São temas tabus em toda a Europa que tendem a ser ignorados, muitas das vezes não pelos artistas, mas pelos editores, professores ou bibliotecários. Com este projeto, organizado pela rede EUNIC de Varsóvia, e que conta com a participação do Instituto Camões, pretende-se criar, para as crianças e para os pais, um espaço de reflexão e trabalho criativo com os tabus para que todos possamos aprender a lidar melhor com estes temas. Haverá uma exposição com livros e trabalhos de vários ilustradores infantis da Europa que tocam diversos temas tabus, conferências de especialistas na área da educação e dos estudos da criança, e ainda workshops de ilustração para crianças.

O ilustrador português Paulo Galindro e a pedagoga de nacionalidade suíça Sylviane Rigolet, especialista em psicolinguística e literatura infantil portuguesa, serão os convidados do Instituto Camões. Destacamos aqui as intervenções que ambos farão durante a iniciativa:

Sábado, 22 de outubro - 20 de novembro
Atelier Foksal, ul. Foksal 11, 2.º andar
Exposição de livros e de ilustrações "Tabu na arte para crianças" - inclui ilustrações de Paulo Galindro
Entrada livre

Sábado, 5 de novembro
Atelier Foksal, ul. Foksal 11, 2.º andar

15:00 - 16:30
Workshop dirigido por Paulo Galindro "Pintar, desenhar, sujar e rasgar – tudo serve para ilustrar" (para crianças)

18:00 - 19:00
Palestra de Sylviane Rigolet “Tabus, preconceitos ou temas difíceis: assuntos sempre delicados... mas para quem?”
Entrada livre

Domingo, 6 de novembro
Atelier Foksal, ul. Foksal 11, 2.º andar

14:00 - 15:00
Conferência de Paulo Galindro "Ilustrar o Tabu" (para adultos)
Entrada livre

O programa completo desta iniciativa, que decorrerá também nas cidades de Gdańsk, Poznań e Varsóvia, pode ser consultado no blogue oficial do projeto.

Paulo Galindro é um dos jovens mais talentosos da ilustração portuguesa. Já ilustrou sete livros e as suas ilustrações na obra “O Tubarão na Banheira” valeram-lhe o Prémio Autores de Literatura Infanto-Juvenil em 2010, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores em conjunto com a Rádio Televisão Portuguesa. Em 2008, recebeu ainda uma menção honrosa na 13ª edição dos Prémios Nacionais de Ilustração. Tem uma profunda admiração pela ilustração infantil da Europa de Leste. É um ilustrador versátil, altamente criativo e muito atento a pormenores. As suas ilustrações podem ser consultadas no seu blogue.



Psicolinguista apaixonada pela vida, pela comunicação e pela linguagem, e que tenta ler com os seus cinco sentidos o mundo que a rodeia. Particularmente dedicada às crianças e às suas famílias, tenta praticar a escuta como o sugere o ideograma chinês: com os ouvidos, claro, mas também com os olhos, com a inteligência que relaciona cada pormenor num todo coeso e com o coração que transforma cada pessoa num ser único. Não sobrevive sem livros, muitos, diversos, criativos e belos, crescendo a cada encontro, pois lê para se ler e escreve para dizer-se.



Na exposição "O Tabu na arte infantil" podemos encontrar ilustrações de Paulo Galindro e ainda quatro livros portugueses. Muito obrigado pela colaboração das editoras.





"Morte e Nascimento de uma Flor"
Editora: O Bichinho de Conto











"Os Ovos Misteriosos"
Editora: Edições Afrontamento










"Sabes que também podes ralhar com os teus pais?"
Editora: Booksmile









"Sabes onde é que os teus pais se conheceram?"
Editora: Booksmile