sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Cinema Independente Português

Depois da mostra de cinema português em Varsóvia no passado mês de maio, o Instituto Camões e a Embaixada de Portugal em Varsóvia, em colaboração com o cinema Muranów e o festival IndieLisboa, têm o prazer de vos convidar para mais um encontro com a cinematografia portuguesa. Desta feita, serão três documentários e uma longa-metragem, representando a mais recente produção independente portuguesa. Os filmes escolhidos foram premiados em festivais portugueses e internacionais, entre eles, no IndieLisboa - o mais importante festival de cinema indepentente em Portugal. O seu realizador, Rui Pereira, virá a Varsóvia para pessoalmente nos falar sobre os filmes que serão exibidos. Dos filmes que irão ser exibidos, destacamos o documentário "José e Pilar”, o candidato oficial português à edição de 2012 dos Óscares. A mostra irá ter lugar alguns dias antes do 89.º aniversário do prémio Nobel português, José Saramago, e contará com a presença do realizador do documentário, Miguel Gonçalves Mendes.

As mostras serão realizadas no cinema Muranów em Varsóvia (
Cinema Muranów
ul. Gen. Andersa 5, Varsóvia)
. Bilhetes à venda por 15 zł.

Programa

5ª feira, 10 de novembro
18:00 Fantasia Lusitana (2010)
19:30 José e Pilar (2010) – encontro com o realizador depois da exibição

6ª feira, 11 de novembro
18:00 As Horas do Douro (2010)
20.00 Aquele Querido Mês De Agosto (2008)

Os filmes serão apresentados pelo diretor do Festival IndieLisboa, Rui Pereira.



Fantasia Lusitana

realiz. João Canijo, doc., 2010, 65’
Documentário que explora a relação do povo português com os estrangeiros refugiados da segunda guerra mundial, a forma como a sua estadia no nosso país influenciou o nosso olhar sobre a guerra, e uma procura pela herança cultural deixada pela sua passagem. Uma leitura interpelante da história portuguesa do século XX construída inteiramente a partir de imagens de arquivo e da leitura de testemunhos desses refugiados nas vozes de Hanna Schygulla, Rudiger Vogler e Christian Patey




José e Pilar
realiz. Miguel Gonçalves Mendes, doc., 2010, 125’
José e Pilar é um olhar sobre a vida de um dos grandes criadores do século XX e a demonstração de que, como diz Saramago, "tudo pode ser contado de outra maneira". O filme revela um Saramago desconhecido, desfaz ideias feitas e prova que génio e simplicidade são compatíveis. Além de José Saramago e da sua mulher Pilar del Río, o filme conta ainda com a participação, entre outros, de Fernando Meirelles (realizador de "Ensaio sobre a Cegueira") e Gael García Bernal. É o candidato oficial português aos Óscares em 2012.





As Horas do Douro
realiz. António Barreto, Joana Pontes, doc., 2010, 100’
Um documentário que tem como finalidade contar a região, que vive ao ritmo das suas vinhas e dos seus vinhos. António Barreto e a cineasta Joana Pontes classificam o filme como “um livro de horas”, que retrata a produção e a cultura do vinho na região duriense, ao longo das diferentes estações do ano, com enfoque para as gentes que as protagonizam.






Aquele Querido Mês De Agosto
realiz. Miguel Gomes, longa-metragem, 2008, 147’
O filme cruza a ficção com o documentário através de uma história sentimental entre pai, filha e o primo desta, músicos num "grupo de baile". Esta história tem lugar no coração de Portugal, em agosto, quando a população se multiplica e as atividades também: festas e romarias, foguetes, música e muita animação. Foi filmado durante os verões de 2006 e 2007, em concelhos da região centro: Arganil, Góis, Pampilhosa da Serra, Oliveira do Hospital e Tábua.