quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

(Re)pensar Abril

Colóquio Comemorativo dos 40 anos do 25 de Abril

(Re)Pensar Abril




Universidade de Varsóvia, Faculdade de Novas Filologias
25 de abril de 2014

Chamada de Comunicações | Call for Papers
Por ocasião do quadragésimo aniversário da revolução do 25 de Abril, o Departamento de Língua e Cultura Luso-Brasileira do Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos da Universidade de Varsóvia decidiu realizar um colóquio internacional sobre esta data marcante para o mundo lusófono.
40 anos passados de vida democrática e pluripartidária em Portugal, defendemos a necessidade de “(Re)pensar Abril” e de criar um espaço de diálogo luso-polaco para uma análise e uma discussão frontal que nos permita compreender as mudanças ocorridas na sociedade, na cultura e na história portuguesas e dos países de língua portuguesa.

Num momento em que o discurso e a discussão públicas se concentram quase exclusivamente na crise dos sistemas financeiro e social em Portugal, consideramos este ato de “repensar” fundamental, pois irá permitir-nos compreender o percurso percorrido durante estes 40 anos e, ao mesmo tempo, tornar-nos mais conscientes dos rumos de futuro que se estão a desenhar. Assim sendo, solicitamos comunicações científicas nas seguintes áreas: Sociedade, História e Cultura (literatura, teatro, banda desenhada, cinema).

Mais informações