terça-feira, 22 de abril de 2014

Exposição de fotografia


(Des)Continuidades: o Século XX Português
– da Queda da Monarquia à Revolução dos Cravos

25 de abril | 18:30 | Dom Spotkań z Historią, ul. Karowa 20


Por ocasião dos 40 anos do 25 de Abril de 1974, o Camões I.P. e a Casa dos Encontros com a História (Dom Spotkań z Historią) irão apresentar ao público uma exposição única sobre o século XX português.

Serão cerca de 120 fotografias de arquivo que documentam a sociedade portuguesa ao longo do séc. XX, com especial atenção para o dia da Revolução dos Cravos, retratado em fotografias de Alfredo Cunha.

A exposição é comissariada por Rui Prata, diretor do festival "Encontros da imagem" em Braga e conta com textos dos historiadores José Miguel Sardica e Samuel P. Huntington.

A exposição será inaugurada oficialmente no dia 25 de abril, às 18:30 e ficará em exibição até ao final de agosto.

Entrada livre. 



O Caminho para a Revolução dos Cravos

26 de abril | 16:00 | Dom Spotkań z Historią, ul. Karowa 20


Miguel Real, escritor e ensaísta, e Fernanda Rollo, professora universitária especialista em história contemporânea portuguesa, propõe-nos uma conversa sobre como foi possível a revolução do 25 de Abril. Essa vontade de revolução nasceu e cresceu, graças ao contributo de muitos homens e mulheres que ativamente se envolveram no combate contra ao salazarismo, mas também graças à literatura e à forma com esta denunciava a situação do país e inspirava à ação contra o regime.
(fotografia cortesia de Alfredo Cunha)