segunda-feira, 12 de maio de 2014

Noite dos Museus | 17 de maio | DSH


Comboio noturno para Lisboa

Noite dos Museus

17 de maio | 16:00

Dom Spotkań z Historią, ul. Karowa 20


Na edição deste ano da Noite dos Museus, vamos de comboio até Portugal. Arrancamos às 16:00 em ponto com o filme Comboio Noturno para Lisboa e à 19:00 entraremos na estação Lisboa para começarmos a nossa aventura portuguesa. E tudo vai acontecer na Casa dos Encontros com a História (DSH)


Durante o nosso passeio noturno, haverá possibilidade de ficar a saber mais sobre a arte do azulejo, sobre os descobrimentos portugueses e a língua portuguesa. Haverá ainda oportunidade para ouvir poesia polaca em língua portuguesa. E à viagem não faltarão música, boa comida e vinhos de Portugal. Uma viagem a não perder!

Organização: DSH e Camões I.P. em Varsóvia


PROGRAMA
  • 16:00 – Exibição do filme Comboio noturno para Lisboa (realiz. Bille August, 2013, 110’).
    Adaptação do romance de Pascal Mercier com Jeremy Irons no papel principal. O romance fala-nos sobre o fascínio pela língua portuguesa e como esta inspirou um solitário professor da cidade suíça de Berna a mudar a sua vida. Raymond Gregorius deixa o trabalho, entra no comboio da noite para Lisboa e começa a maior aventura da sua vida.
  • 19:00 Estação Lisboa – música das ruas lisboetas.
  • 19:30 Sardinhas, Bacalhau e outras especialidades da cozinha portuguesa
    Jorge Lopes e Sylwia Lopes da firma Portugalski Świat irão falar sobre as tradições da cozinha portuguesa, os pratos típicos e os seus ingredientes.
  • 20:10 Danças de Portugal
    Aulas de danças tradicionais oriundas das regiões montanhosas do norte de Portugal: de Trás-os-Montes e da Beira Alta. As aulas serão dirigidas por Rafał Kwietniewski – músico, dançarino, animador, professor de danças tradicionais e organizador de ciclos de dança.
  • 20:50    A região do Porto
    Quando pensamos na cidade do Porto, lembramo-nos imediatamente do seu famoso vinho, mundialmente afamado e apreciado. É um símbolo de Portugal e sinónimo da alta qualidade dos seus vinhos. E tudo nele desperta a nossa curiosidade – como apareceu, os métodos de produção, o envelhecimento. Para nos falar sobre o vinho do Porto, estará à nossa espera Maciej Sokołowski – sommelier, antropólogo da cultura e coautor da página www.winonawidelcu.pl.
  • 21:30 Passeio noturno pela Lisboa dos filmes
    Janusz Andrasz, autor de um guia sobre Portugal, bem como da página www.luzomania.blog.pl, irá falar-nos da relação de Ian Fleming com Portugal e das razões de Lisboa se chamar a Cidade Branca. E para concluir, um passeio por alguns dos bares e sítios de diversão noturna da capital.
  • 22:15 O mundo segundo os portugueses
    Como é que os portugueses conseguiram ligar quatro continentes? É verdade que o império construído pelos portugueses foi o que se fez com menos derramamento de sangue? Estas serão algumas das perguntas a responder. Contudo, partimos com a certeza de que o império português foi verdadeiramente intercontinental – da América à África, da Ásia meridional ao sudeste asiático. Agata Błoch da Fundação Terra Brasilis e da Universidade Nova de Lisboa irá falar-nos sobre o desenvolvimento do império e o alcance da língua portuguesa.
  • 23:00    Azulejos – histórias pintadas
    Janusz Andrasz irá explicar-nos como os azulejos conquistaram e continuam a conquistar Portugal. Desde painéis decorativos, a painéis mais mordazes e satíricos, o azulejo é uma forma de expressão atual. Haverá também oportunidade para vermos representações de azulejos da coleção do Museu Nacional do Azulejo em Lisboa.
  • 23:45 – As histórias do chão – as proezas da calçada portuguesa
    Portugal deve ter dos passeios mais bonitos do mundo. A tradição da calçada portuguesa desenvolve-se há várias gerações e é tratada já como uma forma de arte. Os passeios portugueses, com os seus padrões e motivos, contam-nos histórias sobre os tempos antigos e a época dos descobrimentos. A apresentação sobre a calçada portuguesa ficará a cargo de Joanna Filipkowska, finalista do curso de mestrado em Estudos Portugueses da Universidade de Varsóvia.
  • 00:00 - 01:00 Histórias sobre Portugal
    Os apaixonados por Portugal têm aqui uma oportunidade para nos dizer o que é que os fascina neste país. As apresentações serão escolhidas no concurso d' "A melhor história com Portugal no fundo". Todas as pessoas que participarem na iniciativa receberão um prémio catita.
  • 21:00 - 24:00 Uf, que calor! (Uff, jak gorąco!)
    Tempo para a leitura de poesia polaca em português. O programa inclui, entre outros, "A Locomotiva" de Julian Tuwim, bem como uma nova interpretação de "Portugalczyka Osculati" [Os ósculos portugueses]. Lê e canta a atriz Iwona Sztuba.
  • 20:00-24:00
    Como fazer um azulejo?
    Joanna Jagusiak da MadeByYou  irá apresentar as técnicas de pintura de azulejos.
    Sardinhas, galos e cravos
    Não será necessário ir até Portugal para arranjar uma lembrança portuguesa! A Ewa Kołodziej e a Justyna Dominiak darão a todos a possibildiade de, com as suas próprias mãos, fazerem a sua própria lembrança da Noite dos Museus: um marcador de livros em forma de sardinha, um crachá com um cravo ou até um galo de Barcelos.
Durante toda a noite:
Durante toda a noite, será possível visitar a exposição de fotografia (Des)continuidades. O Século XX Português - da Queda da Monarquia à Revolução dos Cravos.

Organizadores:
DSH, Camões I.P. em Varsóvia

Parceiros:
Portugalski Świat www.portugalskiswiat.com
Iberia Records www.iberiarecords.com
Parfois www.parfois.com

A
dira ao evento no facebook