terça-feira, 9 de julho de 2013

13.ª edição do Festival Internacional de Cinema T-Mobile - Nowe Horizonty em Wrocław

18 - 28 julho de 2013


Entre os próximos dias 18 e 28 de julho, decorrerá a 13.ª edição do Festival Internacional de Cinema T-Mobile - Nowe Horizonty, em Wrocław. Do programa de exibição de filmes, fazem parte quatro produções portuguesas:

- "Tabu"
(realiz. Miguel Gomes (PT/FR/BR/ALEM))

- "A Última Vez Que Vi Macau”
(realiz. João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata / França, Portugal, Macau)

- "Centro histórico”
(realiz. Pedro Costa, Manoel de Oliveira, Víctora Erice i Aki Kaurismäkiego)

- “3x3D”
(realiz. Jean-Luc Godard, Peter Greenaway, Edgar Pêra)

Os bilhetes podem ser adquiridos na página do festival.




Participação portuguesa na 4.ª edição do Programa "Studio Nowe Horizonty"

21 - 24 julho de 2013



Studio Nowe Horyzonty é uma iniciativa destinada aos jovens profissionais do ramo do cinema e visa a partilha de conhecimento sobre o funcionamento da indústria cinematográfica. A jovem realizadora portuguesa, Salomé Lamas, será a representante nacional na iniciativa.



2.ª edição do programa A Sunday in the Country

25 - 28 julho de 2013



Luís Mendonça, um dos autores do blogue português de crítica de cinema À Pala de Walsh, é o convidado do Camões I.P. para vir a Wrocław participar na 2.ª edição dos workshops para jovens críticos cinematográficos, que decorre durante o Festival de Cinema T-Mobile Nowe Horizonty. A iniciativa com o nome de A Sunday in the Country é organizada em colaboração com a rede EUNIC-Warszawa, e além do crítico português, haverá jovens da Polónia, República Checa, Hungria, Alemanha, Dinamarca, Bélgica.

Haverá discussões e workshops sobre o futuro da profissão de crítico de cinema, encontros com os organizadores e os convidados do Festival, entre outras atividades, com o objetivo de construir um diálogo europeu sobre o cinema.