do Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos
ENSINO DE PORTUGUÊSLÍNGUA NÃO MATERNA
Caracterização de aprendentes com língua materna polacae análise dos seus desvios linguísticos mais frequentes
27 de junho - 1 de julho de 2016
I - OBJETIVOS DO CURSO
II - METODOLOGIA
III - REQUISITOS PARA A FREQUÊNCIA DO CURSO
IV - DESTINATÁRIOS DO CURSO
V - CALENDARIZAÇÃO E HORÁRIO DO CURSO
VI - SOBRE A FORMADORA
VII - PREÇO
VIII - CERTIFICAÇÃO
IX - INSCRIÇÕES
X - CONTACTOS
I - OBJETIVOS DO CURSO
O presente curso terá como objetivos principais:
- estabelecer um quadro conceptual relevante para o ensino de português como língua não materna;
- descrever e caracterizar os desvios linguísticos mais comuns nos aprendentes de língua materna polaca;
- construir propostas de intervenções pedagógicas com vista à resolução dos desvios detetados.
Uma versão breve do programa curso pode ser descarregada daqui.
II - METODOLOGIA
Propõe-se uma metodologia comunicante entre o saber teórico e as condições de aquisição/aprendizagem do português no contexto polaco. Os trabalhos de aula assentarão na discussão de conceitos essenciais e na análise conjunta de corpora da autoria de aprendentes de língua materna polaca.
III - REQUISITOS PARA A FREQUÊNCIA DO CURSO
Competência em língua portuguesa, pelo menos, no nível C1.
IV - DESTINATÁRIOS DO CURSO
O presente curso destina-se a professores, doutorandos e estudantes finalistas dos cursos de mestrado em estudos portugueses de qualquer universidade europeia.
V - CALENDARIZAÇÃO E HORÁRIO DO CURSO
O curso terá a duração de cinco dias: de 27 de junho (2.ª feira) a 1 de julho (6.ª feira). Cada dia contará com duas sessões de 1h30m, perfazendo um total de 10 sessões e de 15 horas letivas.
O horário será o seguinte:
9:45 – 11:15 - Primeira sessão
11:15 – 11:30 - Intervalo
11:30 – 13:00 - Segunda sessão
VI - SOBRE A FORMADORA
A Doutora Cristina Martins é Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e doutorada em Linguística Aplicada (2004) pela mesma universidade com a tese Línguas em contacto: “saber sobre” o que as distingue. Análise de competências metalinguísticas de crianças mirandesas em idade escolar, publicada pela Imprensa da Universidade de Coimbra em 2008.
Tem desenvolvido investigação nas áreas do bilinguismo e contacto de línguas, aquisição/aprendizagem de L2, desenvolvimento metalinguístico, processamento psicolinguístico e avaliação neuropsicológica.
No âmbito da atividade docente, tem lecionado disciplinas de Língua Portuguesa, quer como língua materna, quer como L2, Aquisição e Aprendizagem de L2, Psicolinguística, Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, Fonética, Fonologia e Morfologia do Português. É responsável pelo curso à distância de Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna (parceria UC_D e Camões, Instituto de Cooperação e da Língua).
É diretora do 2.º ciclo em Português como Língua Segunda e Língua Estrangeira e codiretora dos Cursos de Português para Estrangeiros da FLUC. Foi, entre 2007 e 2009, coordenadora científica do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA) e é, atualmente, coordenadora da linha de investigação COLRESP (Community Outreach: Linguistic Resources for Specific Purposes) no mesmo centro. Colabora, ainda, com o Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC e com o grupo ANAGRAMA do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
VII - PREÇO
Para professores, a propina do curso é de 300 PLN e para doutorandos e estudantes, de 150 PLN.
VIII - CERTIFICAÇÃO
Todos os cursantes que concluírem a formação com sucesso, receberão um certificado e um diploma de conclusão do curso.
IX - INSCRIÇÕES
As inscrições estão abertas até ao próximo dia 22 de maio de 2016. Para o efeito, todos os interessados em frequentar o curso, deverão preencher a ficha de inscrição, disponível na ligação abaixo.
==============================Ligação para a ficha de inscrição
==============================
Depois de devidamente preenchida a ficha, receberá um email de confirmação, com mais informações. A seriação dos candidatos será feita por ordem de receção da ficha de inscrição.
X - CONTACTOS
Caso tenha alguma dúvida ou pergunta, escreva para:
José Carlos Dias | jccostadias@camoes.mne.pt