terça-feira, 2 de julho de 2013

Camões I.P. e empresa Martifer Renováveis na Polónia colaboram e criam prémio anual para melhor estudante de português da Universidade de Cracóvia



António Castro, Presidente da Martifer, com a premiada, Magdalena Ideć
No passado dia 27 de junho, durante a reunião do Conselho da Faculdade de Letras da Universidade de Cracóvia teve lugar uma cerimónia inédita. O presidente da empresa portuguesa Martifer Renováveis, António Castro, entregou à estudante Magdalena Ideć o prémio de melhor aluno de 2013 do curso de Filologia Portuguesa da Universidade Jagellonica. O prémio Camões/Martifer, no valor de 1.500 euros, destina-se a financiar um curso de verão de língua portuguesa numa universidade em Portugal, incluindo a estadia e a viagem.

Na cerimónia de entrega do prémio, para além do presidente da Martifer, participaram ainda o vice-presidente da empresa portuguesa, Artur Violante, o representante do Camões, I.P. em Varsóvia, José Carlos Dias, e o diretor da secção de Estudos Portugueses da Universidade de Cracóvia, o Professor Doutor Jerzy Brzozowski.

A ideia de premiar anualmente os melhores alunos dos cursos de licenciatura em Estudos Portugueses na Polónia partiu da representação do Camões I.P. em Varsóvia que, com o apoio do Embaixador de Portugal em Varsóvia, José Sequeira e Serpa, fez chegar o projeto a várias empresas portuguesas a operar na Polónia. A ideia é que cada universidade polaca com Estudos Portugueses seja apoiada por uma empresa diferente, e são já quatro as universidades que oferecem estudos na nossa língua: Varsóvia, Cracóvia, Lublin e Poznań.

A Martifer Renováveis respondeu com prontidão e foi a primeira das empresas a aceitar apoiar o projeto. Escolheu financiar o prémio da melhor aluna da Universidade de Cracóvia, cidade onde se encontra a sua sede. 

A Universidade de Cracóvia inaugurou esta colaboração entre o Camões I.P. e empresas portuguesas, mas não se espera que seja a única. Prevê-se que, muito em breve, as restantes universidades polacas com Estudos Portugueses possam ver os seus melhores alunos premiados graças à ação do Camões I.P. na Polónia, junto das empresas com capital português que operam neste país.