quarta-feira, 20 de junho de 2012

Fundação Eça de Queirós promove curso internacional de verão


“Gentes e Paisagens na Literatura Portuguesa do Século XIX” é a temática da 14ª edição do Curso Internacional de Verão que a Fundação Eça de Queirós, em cooperação com o Instituto Camões, promove entre 23 e 27 de julho de 2012, em Tormes, Sta. Cruz do Douro – Baião.
 
Dos objetivos do curso destaca-se a paisagem e a sua descrição enquanto motivos recorrentes na literatura do século XIX. Neste âmbito, o Seminário Queirosiano - Curso Internacional de Verão 2012 dará a medida literária da descrição da paisagem urbana e rural e das gentes que nelas se cruzam durante aquele século. Garrett e Camilo, Eça de Queiroz e Cesário Verde emprestam os seus olhares para o entendimento de uma paisagem que se metamorfoseia perante os nossos olhos.

A coordenação científica está a cargo de Irene Fialho sendo os professores Ana Isabel Queiroz (bióloga, mestre em Etologia e doutorada em Arquitetura Paisagística pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), Maria Cristina Lopes Pais Simon (Professora da Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 onde se doutorou com a tese “As personagens femininas na obra romanesca de Camilo Castelo Branco”.) e Daniel Alves (Professor Auxiliar no Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), Universidade Nova de Lisboa, einvestigador no Instituto de História Contemporânea (IHC).

As candidaturas encontram-se abertas até 30 de junho de 2012 e poderão ser consultadas em: http://www.feq.pt/seminario-queirosiano-2012.html

Para mais informações, poderá ainda consultar o folheto do curso.