Sabatinas de língua portuguesa

14 de abril de 2016
Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos da Universidade de Varsóvia

Os estudantes do 1.º ano do curso de mestrado em Estudos Portugueses do Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos da Univ. de Varsóvia desafiam todos os que estudam a língua portuguesa a participar nas "Sabatinas de Língua Portuguesa", um encontro para partilha de técnicas, receitas, segredos e outras magias para aprender português.




Desafio aos participantes

Parece incrível, mas é verdade que há polacos e poloneses que não fazem erros com os artigos, que não acham o conjuntivo confuso (nem desnecessário :P), que dominam todas as regências verbais e nominais; há também polacos e poloneses que conhecem os mistérios da correta utilização dos verbo “ser” e “estar”, que não misturam o pretérito perfeito e o pretérito imperfeito; e, sim, até há polacas e polonesas que conseguem ouvir a diferença entre “avô” e “avó”; entre “corte” e “corte”, entre “sede” e “sede”; entre “óleo” e “olho”; e ainda há alguns, sim há alguns, que conseguem pronunciar estas vogais semifechadas corretamente. Qual será o segredo destas polonesas e destes polacos?

Pois bem, são esses polacos e essas polonesas, que dominam os segredos da língua de Camões, esses feiticeiros e feiticeiras da gramática, da fonética e de tantos outros aspetos da bela, mas sinuosa língua portuguesa, que queremos convocar para um encontro em Varsóvia, no dia 14 de abril, para poderem partilhar as suas artes com todos aqueles que estão a tentar domar a língua portuguesa.

Queremos organizar um encontro, em abril, mais de natureza prática do que teórica, mas sem detrimento de um elevado nível científico, pois acreditamos que a boa resolução prática de um problema tem sempre como base um bom conhecimento teórico.

Queremos também desafiar as pessoas a apresentar as suas ideias de forma criativa, dinâmica e cativante, que nos tragam “apresentações-lições”, que venham ser arguentes e defendentes das suas ideias, seguindo o espírito das sabatinas. Como já referimos acima, venham apresentar as vossas soluções e receitas para as dificuldades relacionadas com qualquer área crítica da língua portuguesa, seja ela gramática, fonética, sintaxe, léxico, etc.

Depois da conferência, pretendemos publicar um livro eletrónico com todas as participações que será disponibilizado gratuitamente na Internet.

Nas Sabatinas de língua portuguesa podem participar todos os estudantes de licenciatura, mestrado ou doutoramento inscritos em universidades na Polónia.

A língua de trabalho do encontro será o português.

Prazo-limite para inscrições: 16 de fevereiro
Mais informações: alexandrazawadka@gmail.com


=====================================
Preencha aqui a sua ficha de inscrição
=====================================